CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

4.12.08

dando continuidade à série de posts comemorativa, listarei nomes e expressões que aprendi desde que cheguei em Campina Grande. eu mal uso alguns deles. já outros, fazem parte do meu dia-a-dia, sendo eu mais ouvinte que falante dos mesmos. vamos lá.

1. arengar. acredito que tenha sido umas das primeiras "esquisitices" que ouvi aqui. lá na minha cidade, "arengar" equivale a "caçar conversa". podem rir de mim. eu sei que vocês não conheciam essa também.

2. pelota. no começo, fiquei boiando sobre o que se tratava essa palavra. depois de um tempo, percebi, pelos contextos em que ela era empregada, que é a mesma coisa que pirulito. que complicação!

3. bila. o que danado seria bila? nada mais, nada menos que bola de gude. lá em Floriano, tem quem chame também de peteca, inclusive eu (=P).

4. fiteiro. bem, a coisa mais parecida com os fiteiros daqui é chamada de tabacaria lá na minha cidade ( não me perguntem o porquê ). explicando, pra quem não está entendendo nada, que essa palavra se refere ao tipo quiosque em que são vendidas balas, pirulitos, pipocas, etc. etc.

5. pinha. eu ia a uma lanchonete com uma das minhas irmãs quando ela me alertou sobre as opções de suco: "pati, ata aqui é pinha, viu?". pois é. pinha=ata. podem mangar de mim de novo.

6. cicerone. quem me apresentou a essa "monstruosidade" foi o elvis. tinha que ser, né? por que não falar simplesmente "guia"? bem mais fácil e é garantia de não deixar ninguém confuso.

viram só? blog também é cultura. e podem passar.

10 comentários:

Elvis "Wolvie" disse...

Hahahaha, post divertido! Daria pra fazer um desses sobre Brasília também, mas eu precisaria me lembrar das palavras e gírias! XD

Você não explicou o que seria arengar em boa parte do nordestinês! =P Não é uma palavra tipicamente campinense. Ocorre que o Maranhão e o Piauí têm boa parte da cultura derivada do Norte e não do Nordeste.

Eu não uso nem nunca usei os termos arengar, pelota e bila, pois os acho terrivelmente feios. =PPP Mas uso bola de gude, e não a sua peteca, que pra mim é o instrumento dos jogadores de Badminton. =P

Fiteiro eu cheguei a usar, hehehe. Mas tabacaria??? hahuauhauhauhauha, por acaso vendia cigarros e os demais eram apenas complemento?

Pinha possui vários nomes pelo país, como Ata e Fruta do Conde. Há muitas outras comidas (frutas ou não) que sofrem dos mesmos problemas de regionalismo. É nisso que dá viver num país tão grande e de culturas contrastantes. Macaxeira X Mandioca. Inhame X Aipim. Canjica X Curau. XD São só alguns exemplos.

Por último, o termo cicerone não é regionalismo, apenas uma palavra que você não conhecia. E eu acho ela sutilmente diferente de guia. Creio que ela se situe entre guia e anfitrião. O guia subentende que tem um know-how sobre orientar as pessoas acerca dos pontos turísticos do local. O anfitrião apenas recebe. E o cicerone é um anfitrião com um pouco mais de responsabilidade, que busca mostrar as coisas da cidade, etc. Hahahaha. Não sei se esse é um delírio meu ou se é mesmo assim. =P

Legal o post! ^^ A Denise vai rir com os regionalismos! XD

pati disse...

oxe. tu ainda não aprendeu as gírias daí? hehehe =P

pois é. apenas com o teu coment que me dei conta de que realmente não disse o que é arengar, que é a mesma coisa que brigar, procurar confusão, etc. etc.

huahuahuahuahua. mais uma vez, tu é péssimo, elvis. =PP mas confesso que também tenho um certo preconceito linguístico. =/ aff. tenho horror só em ouvir um "painha". =PP

hum-rum. na tabacaria, vendem cigarros também. ^^

mas a minha intenção não era postar somente regionalismos. =P tem razão quanto à definição de cicerone. guia não precisa ser anfitrião, mas, pra mim, todo anfitrião tem o dever de ser guia. pq, então, recebeu visitas? hunf! =P

se cuida. bjo

Gilvan disse...

Demorei, mas apareci, neh? :)
Legal mesmo esse post, foi uma idéia bem bacana. =D

"Caçar conversa?" Eu não sabia que o significado era esse lá pras bandas do Norte. Arengar por aqui quer dizer discutir, brigar, coisas do tipo... se bem que a gente costuma ouvir esse termo mais quando se trata de crianças. Mas também vale para os adultos.

Pelota como sinônimo de pirulito eu conheço desde guri. Já falei muito. Hehehe! Se bem que em termos futebolísticos a palavra "pelota" refere-se à bola. Por exemplo: quando alguém diz "passa a pelota" quer dizer que está pedindo que o jogador toque a bola para o companheiro (mas eu não uso muito a expressão quando se trata de futebol).

Bila? Essa eu já conhecia de longa data também, tive minha época de jogador de bolinhas de gude. Agora chamar de peteca eu achei muito nada a ver.

Fiteiro também não é novidade nenhuma por aqui. Até hoje eu chamo assim, aliás, acho que nem sei chamar de outro jeito. Acostumei.

Pois é... assim como Elvis falou, temos várias comidas que mudam de nome de região pra região. Eu sabia que a pinha tinha estas outras denominações citadas no comentário acima. Só pra constar: eu não gosto de pinha.

O termo cicerone eu já tinha ouvido falar antes mesmo de Elvis mencioná-lo, mas tenho de admitir que nosso amigo é, dos caras que eu conheço, aquele que o usa com maior frequência.

Agora me diz uma coisa, Pati: você sabe o que é uma baicada? Huahuahuahuahuahuahuahuahuahauhua...
Se não souber, pergunte ao nosso amigo Wolvie... ele vai te responder quando parar de rir. =D

Beijo!

Elvis "Wolvie" disse...

hauhauhahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahahuauha

Essa foi demais!!!! XD
Não tem como não rir!!! XD
E deixarei Pati curiosa!!! Hohoho!
Vamos ver qual de nós ela convencerá a contar primeiro! XD

pati disse...

nossa! coisa boa te ver por aqui, gilvan. =)

pois é. como não usamos "arengar" por lá, vai "caçar conversa" mesmo. hehehe =P eu acho tão estranho quando se referem àquele lado como "bandas do Norte". 0.°

ei! não me lembrava dessa outra "pelota". falam dela até em um filme do Snoopy, em que a Lucy manda o Charlie Brown meter um pelotaço na cabeça de alguém. =P

ah! bila e fiteiro não te são estranhos porque tu cresceu ouvindo isso, ora. =PP

meodeos! tu não gosta de ata? como diria o meu irmão, não sabe viver não. =P

ah não! um complô pra cima de mim no meu próprio blog? vocês estão com mulequeira, né? vamo! não me matem de curiosidade, por favor. =PPPP

valeu pela visita, gilvan. apareça mais, Ok? ;)
se cuida. bjos

Elvis "Wolvie" disse...

Estamos com quê? Hahahahahaha!!! Mulequeira? o.O Nunca ouvi antes! XD

pati disse...

eu sei que não, mas o post não é sobre excentricidades? mandei mais uma. hehehe =P

vai. diz o que é baicada. =P

Gilvan disse...

Huhauahuahuahauhauhauhua... e até o presente momento Pati ainda não descobriu o que é uma baicada! =D

Faz dias que ela vem me perguntando e eu sempre adiando a resposta. Como eu sou mau! heheheh!

Gilvan disse...

Eita, Elvis... como assim nunca ouviu Pati dizer "mulequeira"? Ela dizia isso direto, mesmo quando vc ainda morava aqui em CG. Até parece que vcs dois tem memória curta! Eu, hein?

pati disse...

pois é. ainda não me fizeram o favor de dizer o que é baicada. ¬¬
tu é péssimo. =PP

bem, não sei o elvis, mas eu garanto que tenho memória ruim mesmo. ^^